Asus Eee: Quero um destes!

Antes do natal a Asus lançou o Eee, um computador ultra portátil. Pequeno, leve e económico. Que se quer mais?

O “brinquedo” tem um ecran de 7 polegadas, pesa menos de um quilo e a bateria, em duas das versões, aguenta até três horas e meia. Nos Estados Unidos a versão com mais memória está a ser comercializada por 400 dollars, houvesse justiça no mundo das tecnologias e, com a taxa de câmbio de hoje, chegaria ao mercado europeu por 275 Euros.

Tem tudo o que se pode esperar num computador portátil excepto o disco duro, que foi substituido por memórias flash, as mesmas que dão funcionalidade às memórias USB com que quase todos andamos hoje em dia. Das quatro versões actualmente disponíveis uma vem com 8Gb, duas com 4Gb e, por fim, uma com apenas 2Gb.

Esta opção da Asus tem três grandes vantagens. O preço, 8Gb de memória flash são bem mais económicos que um disco, maior autonomia da bateria a flash gasta bem menos energia que um disco duro e o peso com que temos que carregar. É claro que também deve ter impacto na dimensão final do computador e também os tempos de acesso aos dados devem ficar significativamente reduzidos. Só vantagens.

É claro que se trata de uma significativa redução na capacidade de disco a que nos habituamos mas, se pensarmos bem, os documentos de que realmente necessitamos não ocupam muito espaço e se nos quisermos dedicar ao tratamento de imagem, video ou som, este não é o computador para nós. Existe também uma porta para cartões Secure Digital (SD) o que nos permitirá aumentar o espaço disponível para guardar dados.

Vem de origem com uma versão adaptada do Linux e todos os modelos são compatíveis com o Windows XP fornecendo a Asus instruções sobre como optimizar o Windows XP e melhorar o desempenho.

Há rumores, mais ou menos bem consubstanciados, que as novas versões a sair em breve terão um ecran maior, aproveitando toda a largura disponível da tampa e também mais memória.

Salta logo para a Wishlist, assim que eu implementar uma aqui no site.

Actualização 10-6-2008

A FNAC está a aceitar pré-encomendas da versão 4Gb com Linux por â‚€299 com entregas previstas para 27 de Junho. A versão com Windows XP está anunciada por â‚€329 mas ainda não tem previsão de entrega, vá-se lá saber porque pode haver quem queira…

Links relacionados:

Asus Eee PC


Posted

in

by

Tags: